ECONOMIA FISCAL E INOVAÇÃO

Aqui no blog você se informa sobre tudo o que compete ao universo fiscal: alterações legislativas e normativas, obrigações acessórias, regimes especiais, jurisprudência, e muito mais.

O que é um Centro de Custo e quais são os seus benefícios?

Além de ser um requisito para as candidaturas a financiamento, pode retirar outros benefícios da implementação de centros de custo.

Por definição, os Centros de Custo são unidades responsáveis por dar autonomia financeira a departamentos específicos da sua empresa. Com isso, os departamentos em causa ficam responsáveis pelo próprio orçamento , gerindo autonomamente os gastos e lucros. Todas as áreas de uma empresa podem ter o seu próprio centro, mas quais são os benefícios que tal decisão pode trazer? Veja alguns neste post.

POSSIBILIDADE DE CONCORRER A INCENTIVOS FISCAIS

As empresas com um centro de custo aplicado às atividades de Investigação & Desenvolvimento estão mais aptas para se candidatar, tendo um amaior autonomia e competência, com aptidão para investir de forma correta.  De facto,  é normal os concursos a financiamento de projetos de I&D exigirem uma unidade separada na inscrição de benefícios.

MAIOR CLAREZA NOS RESULTADOS

Por mais que os Centros de Custo sejam autônomos, isso não quer dizer que não precisem de prestar contas à empresa. Muito pelo contrário, na verdade, com o departamento separado é possível analisá-lo de forma mais precisa, já que o orçamento é contabilizado de acordo com o mesmo.

Também se torna mais fácil avaliar os fornecedores do departamento de forma mais precisa, assim como os seus funcionários e se a própria produtividade está a ir de encontro com aqueles que são os objetivos para aquela equipa. Os relatórios podem ser cada vez mais detalhados, portanto, as metas podem ser mais especificadas.

REDUÇÃO DE CUSTOS

Graças aos relatórios mais detalhados e ao conhecimento mais profundo da área em específico, o orçamento pode ser planeado de forma mais inteligente. Os problemas podem ser analisados de forma mais precisa e existe a possibilidade de maior produtividade sem necessariamente exigir uma alocação muito maior de esforço e recursos financeiros do negócio.

Uma boa dica é pensar num Centro de Custo na área financeira do seu negócio. O maior controlo da situação financeira consegue promover um maior ganho em lucros, que podem ser reinvestidos em Investigação & Desenvolvimento para aumentar a produção.

MAIOR COMPETITIVIDADE NO MERCADO

Ao conhecer de forma mais clara os departamentos do seu negócio, a empresa pode adotar estratégias mais eficazes para crescer no mercado e se tornar mais competitiva, não apenas nos preços, mas também no atendimento ao cliente, na compra de novos equipamentos de hardware, no desempenho de funcionários, entre outros.

Para ler mais posts como este e não perder nada do universo fiscal, aceda ao nosso blog. Entre em contato conosco para descobrir o melhor incentivo para a sua empresa se tornar cada vez mais competitiva!