ECONOMIA FISCAL E INOVAÇÃO

Aqui no blog você se informa sobre tudo o que compete ao universo fiscal: alterações legislativas e normativas, obrigações acessórias, regimes especiais, jurisprudência, e muito mais.

Quais dificuldades poderão ser encontradas ao se candidatar ao Horizonte Europa?

O novo programa de incentivos da União Europeia promete revolucionar a inovação, mas também pode ter as suas adversidades.

O Horizonte Europa, sucessor do Horizonte 2020, tem grandes planos para o incentivo à inovação no continente europeu. O incentivo fiscal tem várias vantagens em relação ao antecessor, porém, pode apresentar contratempos que dificultam a aplicação das empresas. Descubra, nesta publicação, quais dificuldades poderão ser encontradas ao se candidatar ao Horizonte Europa!

1 – PRIORIDADE PARA COOPERAÇÕES INTERNACIONAIS

Empresas que apresentem projetos em parceria com entidades de outros países além do seu terão uma maior probabilidade de ver a sua candidatura aprovada. Não é um requisito obrigatório, contudo, estes casos serão merecedores de uma maior cotação em sede de avaliação da candidatura.

Isto pode impactar principalmente as pequenas e médias empresas (PME), que podem ter maior dificuldade em encontrar parceiros que não estejam no próprio país. Para mitigar este problema, a Comissão Europeia criou um incentivo específico para as PME inovadoras de forma mais geral.

2 – NECESSIDADE DE UM PLANO DE INVESTIGAÇÃO E DE MERCADO

Para se candidatar aos concursos do Horizonte Europa, precisa de apresentar um plano realista e detalhado referente ao projeto/investimento que pretende candidatar. A gestão responsável dos dados de investigação, como é chamado, torna-se necessária para a previsão de impactos e resultados dos projetos financiados.

Quais dificuldades poderão ser encontradas ao se candidatar ao Horizonte Europa? - GT Consultoria

3 – ALINHAMENTO RÍGIDO DO PROCESSO

Para que seja considerado financiável, o projeto deve seguir rigorosamente os requisitos impostos pela UE, ou seja, as suas estratégias de conhecimento e industrial.

O guia para iniciantes em matéria de financiamento da União Europeia, por exemplo, é uma excelente base com diversas informações de apoio às empresas. Nele pode encontrar informações pertinentes, desde a definição de pequena e média empresa, assim como links para as redes do bloco, orientação para como preparar candidaturas, entre outros. Assim, a sua empresa ficará cada vez mais informada para se reforçar com Investigação & Desenvolvimento!

Descubra, aqui, mais sobre o Horizonte Europa, como os possíveis ganhos do programa (colocar link) e como se candidatar ao benefício (colocar link). Para outras dicas sobre o universo fiscal, aceda ao nosso Blog.

Pode ainda entrar em contato conosco para começar a investir em inovação com segurança. A nossa equipa multidisciplinar poderá encaminhar a sua empresa no sentido de captar o melhor benefício possível, ao mesmo tempo que oferece todo o suporte técnico ao longo de todo o processo! Deixe nos comentários se este conteúdo foi útil!