ECONOMIA FISCAL E INOVAÇÃO

Aqui no blog você se informa sobre tudo o que compete ao universo fiscal: alterações legislativas e normativas, obrigações acessórias, regimes especiais, jurisprudência, e muito mais.

Razões para especificar a sua área de negócio

Ter uma empresa direcionada para um mercado de nicho pode trazer grandes vantagens competitivas!

Especificar a sua área de negócio pode parecer demasiado limitador no início. Esta pode parecer uma estratégia arriscada, por limitar os ganhos da empresa a um nicho, ou seja, uma minima amostra do mercado, o que leva a muitas empresas jogarem pelo seguro e optarem por uma abordagem ao mercado mais ampla.  No entanto, vamos mostrar-lhe por que razão especificar a sua área de especialização pode trazer benefícios!

1 – DIFERENCIAÇÃO NO MERCADO

Ao disponibilizar no mercado uma oferta com algum fator diferenciador perante a oferta concorrente, o seu negócio vai conseguir captar uma vantagem competitiva motivada pela diferenciação da sua oferta. Não é necessário fazer algo totalmente revolucionário, mas é importante que apresente alguma inovação para que o consumidor veja na sua oferta algum valor adicional que a concorrência não ofereça.


Não só é possível inovar ao nível do produto, mas também em todas as áreas/departamentos da sua empresa. Temos de nos lembrar que a inovação não se trata apenas de compras tecnológicas ou de produtos, mas de explorar novas ideias para criar ou melhorar qualquer processo interno. Para ver por que a Investigação e Desenvolvimento é para todas as empresas, clique aqui.

2 – MENOR COMPETITIVIDADE

Quando existe o esforço em especificar a área do negócio, algo que os concorrentes fazem com menos frequência, existe também um mercado menos explorado. Portanto, o pioneirismo dará a possibilidade de a empresa se afirmar com menor dificuldade em relação aos nichos mais consolidados.

Nesses momentos, é mais simples criar tendências e a empresa terá uma maior possibilidade de explorar tentativas mais ousadas, sempre lembrando dos processos de Investigação, Desenvolvimento & Inovação.

3 – MAIOR NOÇÃO DO PÚBLICO-ALVO

O nicho de mercado, além de potencialmente rentável, também pode ser estudado. Quando se vende algo específico, é mais fácil pesquisar qual o público interessado nos seus serviços.

Mais do que estudar a sua potencial persona compradora, certifique-se que usa indicadores de inovação para acompanhar o desempenho da empresa. Dessa forma, as estratégias podem ser feitas com mais precisão, isto se souber usar os dados de forma inteligente!

Para mais dicas como esta,  visite o nosso Blog. Subscreva a nossa newsletter para que não perca novidades!

Porto | Portugal
Rua de Belos Ares, 146
1º Porto – Fte 4100-108
Tel: +351 221 108 975
Madrid | Espanha

Calle de Gandía, 1 Aldefas
Tel: +34 91 0603228

 

Brasil

Avenida Anápolis, CJ 603
Barueri, SP 

06404-250
Tel: (11) 3522-7035

Colômbia
Carrera 5 # 71-21. Torre A, Piso 5.
Tel: +57 1 5189 677
Chile

Av. Angamos 1167
Antofagasta
Tel: +56 44 8900 584

Todos os direitos reservados © – 2021- GT Consultoria