ECONOMIA FISCAL E INOVAÇÃO

Aqui no blog você se informa sobre tudo o que compete ao universo fiscal: alterações legislativas e normativas, obrigações acessórias, regimes especiais, jurisprudência, e muito mais.

A quem se destina o Horizonte Europa e como se pode candidatar?

O Horizonte Europa é o novo programa de incentivo à investigação e inovação na União Europeia a partir deste ano.

Anteriormente, falamos sobre a criação do Horizonte Europa e as suas diferenças comparativamente ao programa anterior, H2020. Planeado para ser implementado durante os próximos sete anos, o programa tem entre os seus objetivos principais ações como o fortalecimento de bases tecnológicas e o aumento da capacidade de inovação da UE. Nesta publicação, vai poder descobrir a quem se destina o Horizonte Europa e como se pode candidatar!

ÁREAS DE INTERVENÇÃO E PARCERIAS DISPONÍVEIS

Além do foco em inovação para reforço dos setores científicos e tecnológicos para os desafios globais, existem outras áreas que são consideradas cruciais. O envelhecimento da população, assim como a sua saúde, a segurança, a poluição e o aquecimento global.

No seu site oficial, o Horizonte Europa visa parcerias com os governos dos países, assim como contar com o setor privado, fundações e os demais stakeholders. Existem três tipos de parcerias disponíveis para o programa:

  • Parcerias europeias coprogramadas: memorandos de entendimento ou acordos contratuais entre a Comissão Europeia e o setor público ou privado;
  • Parcerias europeias cofinanciadas: parcerias envolvendo países da UE, com financiadores de pesquisas e outras autoridades públicas; e
  • Parcerias europeias institucionalizadas: parcerias no domínio da investigação e inovação entre a União, os Estados-Membros da UE e/ou a indústria.
A quem se destina o Horizonte Europa e como se pode candidatar? - GT Consultoria
A quem se destina o Horizonte Europa e como se pode candidatar?
COMO SE PODE CANDIDATAR

O PDF de apresentação do programa mostra que o Horizonte Europa pretende trabalhar em sinergia com outros programas da UE. Portanto, esta é a forma mais fácil de conseguir fazer alguma aplicação para receber financiamento, de forma individual ou não. É possível encontrar oportunidades no site oficial da Comissão Europeia, porém, no período desta publicação, muitas delas ainda não aderiram às regras do Horizonte Europa. É nesta fase que a sua empresa pode encontrar dificuldades no avanço de uma candidatura, pelo que pode contar com a GT Consultoria para uma orientação especializada ao longo de todo o processo!
A nossa equipa multidisciplinar vai orientar a empresa para a obtenção do melhor financiamento ou incentivo fiscal possível,  fazendo um acompanhamento em todas as etapas do processo. Entre em contato conosco e não perca as oportunidades do mundo da inovação! Deixe nos comentários se este conteúdo foi útil para você!