ECONOMIA FISCAL E INOVAÇÃO

Aqui no blog você se informa sobre tudo o que compete ao universo fiscal: alterações legislativas e normativas, obrigações acessórias, regimes especiais, jurisprudência, e muito mais.

Inovação sustentável: qual a sua importância e como fazer

Além de contribuir para o bem-estar social, inovar na gestão pode trazer melhoras para o seu negócio

Ao abordar a palavra “inovação”, muitas empresas associam a prática apenas a áreas/departamentos que estejam diretamente relacionados com a aquisição de ganhos. Contudo, mesmo não estando errada a linha de pensamento de associar a inovação a lucros, todas as partes da empresa podem retirar e oferecer benefícios através do aproveitamento da Investigação, Desenvolvimento e Inovação (ID&I).  Portanto, descubra aqui a importância da inovação sustentável e como fazê-la!

IMPACTO SOCIAL E LUCROS

Ao investir na inovação sustentável, está a contribuir para o benefício da  sociedade em termos de ganho de qualidade de vida. Isto porque, ao minimizar o desperdício, por exemplo, está a evitar que algum processo dentro da sua atividade seja feito sem necessidade, aumentando os seus lucros.

A empresa também pode ganhar crédito com a sociedade ao ser reconhecida como sustentável. Os processos ficam mais baratos e, caso queira, existe a possibilidade de produzir mais, vender mais barato e tornar a sua marca cada vez mais presente e diferenciada no mercado.

É importante lembrar que os consumidores já não são os tradicionais compradores passivos. Atualmente, o mercado procura consumir marcas e produtos que tenham um impacto social positivo, com uma atuação positiva em termos de sustentabilidade. Posto isto, esta é uma ótima oportunidade para o seu negócio se destacar no mercado sem gastar muito do orçamento.

COMO INOVAR DE FORMA SUSTENTÁVEL

Existem diversas possibilidades de inovação sustentável, que podem mudar dependendo do tipo da sua empresa. Uma das formas que mais pode trazer benefícios internos é a digitalização de documentos e processos. Além de economizar com papel, ficará muito mais fácil para encontrá-los, caso estejam bem organizados.

Caso o seu negócio trabalhe com processos e produtos tangíveis, pode ser interessante aproveitar ao máximo a sua matéria-prima. Ao não descartar algum produto que ainda pode ser aproveitado, além de ganhar tempo, não vai ser necessário comprar tanto , aumentando os lucros.

Orientar os funcionários a aderirem a estas práticas é essencial para criar uma cultura sustentável. Formações, palestras e dinâmicas que mostrem quando e como tornar o ambiente mais ecológico terá certamente um impacto positivo na vida daqueles que trabalham na empresa, além de facilitar a vida de todos. Não perca tempo e comece a inovar de forma sustentável já!

Para mais dicas sobre Investigação, Desenvolvimento e Inovação, aceda ao nosso Blog. Pode ainda seguir-nos nas redes sociais e assinar a nossa newsletter para não perder nenhuma notícia!